O que se deve comer todos os dias?

É importante ter uma alimentação saudável para manter o corpo em forma e ter energia. Por isso, conhecer o que se deve comer todos os dias é essencial. Esta dieta deve ser variada, balanceada e ter em conta os nutrientes necessários para o seu organismo. Veja quais são os alimentos que deve incluir na sua alimentação diária:

Índice
  1. Frutas e vegetais
  2. Proteínas
  3. Gorduras saudáveis
  4. Cereais integrais
  5. Água

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem fazer parte do seu cardápio diário. Deve optar por um leque variado de cores e sabores, para conseguir obter todos os nutrientes necessários. Estes alimentos também são ótimos para controlar o peso e ajudar o organismo a funcionar corretamente.

Uma salada de fruta colorida

Proteínas

As proteínas são essenciais para a construção do tecido muscular e para a produção de enzimas e hormônios. Pode optar por carnes magras como frango e peixe, ovos, laticínios e algumas leguminosas como feijão, lentilhas e ervilhas. Estes alimentos devem ser consumidos com moderação.

Uma posta de peixe grelhada

Gorduras saudáveis

As gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo. Deve optar por gorduras boas, como as encontradas nos óleos (azeite, canola e oliva), peixes, sementes e nozes. Estes alimentos são ricos em ácidos graxos e ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Uma tigela de nozes

Cereais integrais

Os grãos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e ajudam a controlar o peso e a regular o apetite. Deve incluir na sua dieta diária arroz integral, quinoa, aveia, trigo e centeio. Estes alimentos ajudam a controlar o açúcar no sangue e a proteger o coração.