Quais os alimentos que causam inflamação?

A inflamação é um processo natural de defesa do organismo, mas quando crônica, ela pode levar a doenças como artrite, diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Por isso, é importante saber quais alimentos podem causar inflamação e evitá-los.

Índice
  1. Alimentos com alto teor de gordura saturada
  2. Alimentos ricos em açúcares
  3. Alimentos com alto teor de sódio
  4. Alimentos ricos em ácidos graxos trans

Alimentos com alto teor de gordura saturada

A gordura saturada é uma gordura que não é saudável para o nosso organismo. Alimentos como carnes vermelhas, laticínios e margarina contêm altos níveis desse tipo de gordura, que estimulam a produção de substâncias inflamatórias no organismo.

Carne vermelha, queijo, margarina e leite

Alimentos ricos em açúcares

Os açúcares são uma das principais causas da inflamação, pois eles ativam o sistema imune, aumentando a produção de células inflamatórias. Alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes, doces e alimentos processados, podem desencadear inflamações no organismo.

Refrigerante, bolo e pizza

Alimentos com alto teor de sódio

O sódio está presente em grande parte dos alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos, embutidos e temperos prontos. O excesso de sódio pode causar retenção de líquido, o que pode levar a inflamações no organismo.

Salgadinhos, biscoitos, embutidos e temperos prontos

Alimentos ricos em ácidos graxos trans

Os ácidos graxos trans são gorduras artificiais encontradas em alimentos industrializados, como biscoitos, bolos, sorvetes e margarina. Essas gorduras são mais difíceis de serem metabolizadas pelo organismo, o que pode levar a inflamação.

Biscoitos, bolos, sorvetes e margarina