Como se faz o malte da cerveja?

A cerveja é uma bebida milenar que existe há mais de 5 mil anos. Para produzir esta bebida, é necessário um passo importante: a produção do malte. O malte é o ingrediente básico para a produção de cervejas e é responsável pela cor e sabor da bebida.

O processo de fabricação do malte é chamado de malteação. O processo começa com grãos de cevada, que são molhados e mantidos em temperatura entre 15°C e 20°C. Nessa etapa, o grão absorve água e começa a germinar, liberando enzimas que vão ser importantes para a produção de açúcares fermentáveis na etapa seguinte. Após a germinação, os grãos são secos e armazenados.

Grãos de cevada sendo molhados

Na etapa seguinte, os grãos são cozidos. Isso ajuda a desenvolver as características sensoriais da cerveja. Após o cozimento, o malte é moído em um moinho para liberar o amido e as partículas de glicose presentes nos grãos de cevada.

Moendo o malte

A parte final do processo é a mistura do malte moído com água filtrada. A água é aquecida para atingir a temperatura certa para a produção da cerveja. Por fim, é necessário filtração do líquido para remover partículas e impurezas.

Filtração do malte

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor o processo de produção de malte:

Se você gostaria de saber mais artigos semelhantes a Como se faz o malte da cerveja?, por favor, visite a categoria Cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up