Como se faz o Malte da Cerveja?

O malte é uma das principais matérias-primas na fabricação da cerveja e é responsável por grande parte do seu sabor, aroma e cor. O processo para se fazer o malte é um pouco trabalhoso e envolve algumas etapas, mas se você estiver disposto a se dedicar, pode produzir o seu próprio malte em casa. Veja como se faz o malte da cerveja.

Índice
  1. Etapa 1: Escolha das Sementes
  2. Etapa 2: Germinação
  3. Etapa 3: Secagem
  4. Etapa 4: Moagem
  5. Etapa 5: Envase

Etapa 1: Escolha das Sementes

A primeira etapa do processo de produção de malte é a escolha das sementes, que devem ser de cevada de boa qualidade. Depois de escolher as sementes, elas devem ser colocadas em um recipiente limpo e seco para serem preparadas para a germinação.

Sementes de cevada

Etapa 2: Germinação

Na segunda etapa, as sementes de cevada passam por um processo de germinação. Esse processo é fundamental para que o malte seja produzido, pois é durante esse período que as enzimas presentes nas sementes são ativadas. Para que a germinação ocorra, as sementes devem ser mantidas em um ambiente úmido e quente, entre 10 e 15°C.

Etapa 3: Secagem

Depois que as sementes passam pelo processo de germinação, elas são secas para que a umidade seja removida. O processo de secagem é feito em fornos especiais, que são controlados com precisão para que o malte não queime ou fique úmido demais. A temperatura ideal para a secagem é entre 60 e 70°C.

Etapa 4: Moagem

Após o processo de secagem, o malte é moído para obter grãos menores, que são mais fáceis de serem misturados com água e fermentados. A moagem também permite que as enzimas presentes no malte sejam liberadas, para que possam ser usadas na produção da cerveja.

Etapa 5: Envase

A última etapa é o envase do malte, que deve ser feito em embalagens especiais para que o produto seja conservado por mais tempo. É importante que o malte seja armazenado em um local fresco e seco, para que ele não seja afetado pela umidade e possa ser usado por mais tempo.

Agora que você já sabe como se faz o malte da cerveja, você já pode começar a produzir o seu próprio malte em casa. Assista ao vídeo abaixo para ter mais informações sobre o processo de produção de malte.

Se você gostaria de saber mais artigos semelhantes a Como se faz o malte da cerveja?, por favor, visite a categoria Cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up